Arlene Lionel

Conhecendo a formação das famílias no ambiente escolar

 As formações familiares se modificaram ao longo dos tempos devido à vários fatos relacionados ao desenvolvimento da sociedade moderna, não seguindo mais aos padrões patriarcais. 

Hoje em dia não podemos mais falar da família brasileira de um modo geral, pois existem várias tipos de formação familiar coexistindo em nossa sociedade, tendo cada uma delas suas características e não mais seguindo padrões antigos, nos dias atuais existem famílias de pais separados, chefiadas por mulheres, chefiadas por homens sem a companheira, a extensa, a homossexual, e ainda a nuclear que seria a formação familiar do início dos tempos formada de pai, mãe e filhos, mas não seguindo os padrões antiquados de antigamente.

Assim, os alunos dos 4° e 5° anos da Escola Municipal Ana Morato, do tuno vespertino, na disciplina Matemática, fizeram uma pesquisa na própria escola, com minha ajuda, para conhecer a formação das famílias. Primeiro eles com uma ficha para roteiro da pesquisa foram sala por sala entrevistando os alunos.

Roteiro da Pesquisa

“Conhecendo a formação das famílias no ambiente escolar”.

Cidade:________________________________________________________________
Escola:________________________________________________________________
Turno:___________________ Série:_________________ Turma:_________________

1) Quantas pessoas moram na sua casa?_______________________

2) Quem são seus responsáveis?

(   ) pai e mãe
(   ) pai
(   ) mãe
(   ) avós paternos
(   ) avós maternos
(   ) tios
(   ) madrinha
(   ) outros_______________________

 
Ao retornar para sala os alunos juntamente comigo foram registrando no quadro os dados obtidos na pesquisa e em seguida construímos um gráfico de barras com legenda.
 



                                             

Projeto: "Convivendo, Conhecendo e Apredendo com nossas crianças, através das sensações".

Os alunos  dos 4° e 5° Anos da Escola Municipal Ana Morato, do turno vespertino, na disciplina Geografia, sob  minha assessoria, fizeram um trabalho que foi muito prazeroso.
 Em uma folha de papel, foi descrito alguns locais da escola como: LIE, Secretaria, Cantina e Serviços gerais, e colocados dentro de uma caixa. Em seguida foi dividida a sala em quatro grupos, onde cada grupo retirou um papel. Logo após os grupos foram desafiados a encontrar os locais sorteados.


Chegando ao local os alunos escreveram o nome dos funcionários que trabalham naquele lugar e a sua função. Ao voltar para sala, dois representantes do grupo escreveram um texto sobre o local, e os outros dois desenharam o ambiente com o máximo de detalhes.


Após concluído, cada grupo expos o desenho e o texto. Em seguida, numa cartolina, produziram o mapa da escola e em cada local específico do mapa, os desenhos foram fixados, e o cartaz exposto no corredor da escola.






Slide sobre o curso Tecnologias na Educação

 




Quem sou?

Sou Arlene Conceição Lionel, tenho 34 anos, solteira, professora Historiadora e especializada em Psicopedagogia. Trabalho na educação hà 11 anos, já tive experiências como professora, diretora, coordenadora e dinamizadora do LIE (Laboratório de Informática Educacional). Hoje trabalho na Coordenação da Escola Municipal Ana Morato.




O Mundo Virtual e a Educação

A internet se tornou hoje mais um recurso para a educação, porém, essa nova onda de adquirir conhecimento em rede ainda causa espanto e medo em muitos educadores e pais. Assim, hoje muitas escolas, professores e alunos utilizam a internet como fonte de pesquisa e de entretenimento. Porém, é preciso ser criterioso ao usar esse ciberespaço, pois, muitas informações podem ser errôneas ou mal interpretadas.


Contudo, a internet como um ambiente de comunicação, inovação e conhecimento pode ser explorada pela educação através de ambientes interativos que podem auxiliar e aumentar o interesse dos alunos pelos conteúdos estudados, como: hiperlink, hipertexto, hipermídia  e autorias na web como portifólio, blog e outros. Esses recursos de aprendizagem tornaram-se novidades, tecnologias de informação e comunicação disponibilizadas pela Web, que poderão proporcionar aulas prazerosas e quaisquer conteúdos podem ser trabalhados e divulgados.
A escola Escola Municipal Ana Morato já vem desenvolvendo um trabalho com a internet, há mais ou menos três anos, porém, estamos engatinhando para um processo produtivo. Quanto aos ambientes interativos, exploramos muito a Web – página de pesquisas e agora o Blog, como uma novidade de divulgação dos trabalhos realizados na escola, tanto pela direção, professores e alunos.
                                                         Assim, acredito que muita coisa pode ser feito ainda para utilizar as tecnologias como parceira da educação, porém, precisamos nos inteirar com essa nova onda e saber aproveitar o melhor que poderá nos oferecer.



Elaboração de Projetos

"Elaborar projetos é uma forma de independência. É uma abordagem para explorar a criatividade humana, a mágica das idéias e o potencial das organizações. É dar vazão para a energia de um grupo, compartilhar a busca da evolução". 
Kisil R., 2001.


Coordenadora Arlene Lionel
 
Diretora Luzimar de Oliveira
Um projeto surge em uma resposta a um problema concreto e a elaboração da proposta deste surge para contribuir na solução de problemas transformando idéias em ações.
Assim, surge na Escola Municipal Ana Morato a necessidade da proposta de um projeto para a problemática do recreio, pois, acontecem muitas brincadeiras de correr ocasionando acidentes e confusões.
Contudo, a Direção e Coordenação de 2010 da Escola Municipal Ana Morato, Luzimar de Oliveira e Arlene Lionel, vendo a necessidade de uma melhora no período do recreio, elaboraram uma proposta de projeto para ser executado no ano de 2011, tentando melhorar o momento lúdico da escola, transformando num momento de socialização, mas de forma consciente.
O projeto intitulado "Recreio Legal" tem como objetivo integrar os alunos das diversas turmas e idades em um momento de lazer estimulando a participação em brincadeiras variadas de forma dirigida.

Assim a proposta está lançada, vale colocá-la em prática e verificar sua eficácia.




Curso Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC


Turma Matutino do Curso Tecnologias na Educação
 Os professores das escolas municipais e estadual de Córrego do Ouro estão participando desde agosto de 2010 de um curso sobre Tecnologias na Educação em momentos presenciais e à distância. O curso terá encerramento com a formatura dia 07 de dezembro de 2010 na Câmara de Vereadores às 18:00hs.
Durante todo esse percursso os professores empenharam o máximo tanto nos encontros presenciais quanto na realização das atividades à distância, porém, não foi fácil, pois tinha uma carga horária muito pesada e os professores tambem tinham seus afazeres na escola e em casa.
Contudo, o curso está proporcionando trabalhos ótimos de professores e alunos como por exemplo a criação do blog para divulgação dos eventos realizados pela escola e de trabalhos pedagógicos de professores e alunos.

Professoras Josefa e Maria Assis
 Contudo, os professores da Escola Municipal Ana Morato todo curso que propõem a fazer, fazem bem feito, com muita dedicação, deixando uma nova marca na educação.Todavia, não foi e não esta sendo fácil, mas acreditamos que só assim poderemos proporcionar um novo olhar para a educação.


Slide sobre minha atuação como professora e coordenadora


Mestre não é quem ensina,  mas que de repente aprende. Guimarães Rosa




Minha atuação como professora
Iniciei minha carreira como professora em 1999, não tinha concluído ainda a faculdade, cursava o 2° ano de História, foi com uma turma de 3ª série (hoje 4° ano). Não foi fácil, pois não tinha experiência, mas acredito que fui mostrando com o tempo minha atuação como professora e deixando minha marca. Tenho lembranças até hoje da minha primeira turma.


500 anos de Brasil

 A Escola municipal Ana Morato no ano de 2000 saiu pelas ruas em comemoração aos 500 anos do Brasil. Os alunos fizeram pelotões representando vários setores da sociedade brasileira.


Portanto, o Prefeito da época (Nelson Dias) não gostou das representações que a Escola Municipal Ana Morato retratou, pois mostrava as várias faces de políticos corruptos e de vários setores da sociedade brasileira que não ia bem. Mesmo assim, a Escola fez sua parte, comemorando 500 anos de Brasil e mostrando aos alunos o valor da cidadania.


Contação de Histórias

Contar história é dialogar em várias direções: na arte, na do outro, na nossa! Os objetivos podem mudar – é recrear, é informar, é transformar, é curar, é apaziguar, é integrar – podem se alternar, mas nunca acaba com o prazer de escutar! De participar! De criar junto!... (SISTO, 2001, p. 95).

 No meu percurso de professora também pude ousar, participei de um curso que formava professores contadores de história, e integrei por alguns anos de um grupo de contadores de história no município, o qual participávamos de eventos no município e atuava na própria sala de aula.


Especialização
Psicopedagogia

 A psicopedagogia é entendida como o conhecimento dos processos de aprendizagem nos seus aspectos cognitivos, emocionais e corporais. Pressupõe também a atuação tanto no processo normal do aprendizado como na percepção de dificuldades (diagnóstico) e na interferência no planejamento das instituições e no trabalho de re-educação (terapia psicopedagógica).


Estágio - clinicando uma criança com dificuldade de aprendizagem
Assim, com esse objetivo me
propus buscar mais conhecimento sobre como a aprendizagem acontece ou porque ela não acontece. Cursei Psicopedagogia e escolhi a Psicopedagogia Clínica, defendendo a tese "Essas crianças que não aprendem - ausência de desejo ou déficit de conteúdo?"